Biografia do Pastor

Rev. Otávio Henrique de Souza, nascido a 13 de dezembro de 1952 em Juiz de Fora - MG. Filho do presbítero e depois pastor e missionário Rev. José Alexandre de Souza e da professora Isa César de Souza. Sou casado desde 15 de fevereiro de 1975 com a professora Elizabeth Pimentel da Silva e Souza que já presidiu por 11 mandatos a presidência da Sociedade Auxiliadora Feminina fora outros cargos na SAF e Federação. Participa de corais desde 10 anos de idade, é professora da ED. Somos pais de três filhos temos duas noras e uma terceira a caminho e todos trabalhando ativamente na Igreja Presbiteriana do Brasil.

Tenho a graça de ser neto do Rev. Otávio de Souza que foi ordenado em julho de 1914 pelo Presbitério do Rio de Janeiro. Casado com d. Florinda Emerick. Eles foram pais de 10 filhos homens e três mulheres. Dos dez filhos sete foram ou são pastores da IPB.

Por parte de mãe sou da família César e entre meus tios tive o Rev. Joel César. De forma, que sou de família de larga tradição na IPB tanto por parte de pai como por parte de mãe!

 

Vida acadêmica –

1975 a 1978 – Curso de bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul.

Licenciado pelo Presbitério Sul Fluminense a 10 de Janeiro de 1979

Ordenado a 11 de Agosto de 1979.

1982 e 1983 – curso de pós graduação em teologia pelo Centro de Pós graduação Andrew Jumper (não concluído)

1992 e 1993 – curso de pós graduação em teologia na PUC RIO (não concluído)

Tenho o privilégio de ser professor do Seminário Teológico Presbiteriano Simonton desde 1982, quando ainda era extensão do Seminário Presbiteriano do Sul e funcionava nas dependências da Primeira Igreja Presbiteriana em Nova Iguaçu.

 

Igrejas que tive a honra de pastorear.

1976 – 1978 - fui seminarista colaborador do rev. Joás Dias de Araújo de saudosa memória e trabalhei como responsável pela congregação de Jardim Eulina, mantida pela Igreja de Jardim Guanabara – Campinas - SP. Nesse período construímos o primeiro andar do templo que hoje existe.

1979 – pastoreei a Igreja Presbiteriana de Conservatória – RJ e mais três congregações presbiteriais: Pedro Carlos, Capoeirão e Santa Isabel – distritos de Valença-RJ.

1980 a 1984 – Pastor da Igreja Presbiteriana de Resende – RJ onde tive o privilégio de organizar a Segunda Igreja e pastoreá-la ao mesmo tempo que a de Resende. Cuidava da congregação de São José do Barreiro-SP e ia mensalmente ao alto da serra da Bocaina-SP, para um culto e celebração da Santa Ceia na casa de D. Marta. Também na Capelinha logo depois de Penedo. Começamos ponto de pregação no Manejo e em Itatiaia.

1985 a 1989 – Pastor da Segunda Igreja Presbiteriana de Volta Redonda onde pela graça de Deus construímos e organizamos a Sétima Igreja Presbiteriana de Volta Redonda. Assumi a Igreja com duas congregações: Betânia e Betel. Foram criadas e construídas as congregações de Casa de Pedra, Roma, Açude, Coqueiros, Santa Cruz e Jardim Cidade do Aço. Havia um ponto de pregação no Aero Clube.

1985 e 1986 – Como pastor da Segunda IPVR fiquei responsável também pelos atos pastorais da 5ª Igreja Presbiteriana de Volta Redonda. Sendo o primeiro pastor da mesma.

1988 a 1989 – Como pastor da Segunda IPVR fiquei responsável também pelos atos pastorais da 7ª Igreja Presbiteriana de Volta Redonda.

1990 a 1992 – Pastor auxiliar do rev. Guilhermino Cunha na Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro e por um ano (1991), ao mesmo tempo, dei atos pastorais na Igreja Presbiteriana de Brás de Pina. Cooperei na então congregação de São Cristóvão e começamos um trabalho na Barra da Tijuca que depois se tornou congregação e em 13 de Dezembro de 1992 tendo se juntado a mais duas congregações formou a Igreja Presbiteriana da Barra da Tijuca.

1993 a 2004 – Pastor da centenária Igreja Presbiteriana do Riachuelo. Responsável pelas congregações de Camarista Méier cuja propriedade foi adquirida em meu ministério e Saquarema cujo templo foi reformado durante meu ministério e construído o prédio de educação Religiosa.

Durante esse período dei atos pastorais na Igreja Presbiteriana de Maria da Graça e na igreja Presbiteriana de Benfica.

Em 2003 começamos a APCA – associação Presbiteriana Cuidando do Amanhã para atender crianças, começamos com 20 crianças e hoje a APCA cuida de cerca de 200 crianças.

2005 até 2010 – pastor da Igreja Presbiteriana Central de Volta Redonda.

Em 2007 – Organizamos a nona Igreja Presbiteriana de Volta Redonda.

Durante meu ministério foi concluída a primeira etapa de um novo templo para abrigar cerca de 250 pessoas no bairro São Luiz e deixamos pronta a base para o novo templo.

2011 – por decisão do Presbitério de Volta Redonda assumi o desafio de plantar uma nova igreja na cidade de Volta Redonda.

 

Vida Conciliar –

Nos Presbitérios

- Presidente do Presbitério Sul Fluminense por seis legislaturas tendo sido eleito presidente pela primeira vez em 1982

- Presidente do Presbitério da Guanabara por seis legislaturas.

- Ocupei ainda vice-presidências, secretarias nos presbitérios e sínodos. Somente não assumi tesouraria e secretaria executiva de concílios.

 

Nos Sínodos

- 1985 – Eleito vice-presidente do Sínodo Oeste Fluminense – SOF e assumi a presidência desde janeiro de 1986.

- 1987 – Eleito presidente do SOF até 1989.

- 1989 – Fui organizador do Sínodo Sul Fluminense e eleito o primeiro presidente mas me transferi para o Presbitério do Rio de Janeiro em Janeiro de 1990.

- 1994 – Presidente do Presbitério da Guanabara

- 1995 – Eleito presidente do Sínodo do Rio de Janeiro-SRJ – o primeiro sínodo do Brasil

- 1997 – Reeleito presidente do SRJ

- 1999 – vice presidente do SRJ

- 2005 – vice-presidente do Sínodo Sul Fluminense

- 2006 – presidente do Sínodo Sul Fluminense

- 2007 – Eleito presidente do Sínodo Sul Fluminense

- 2009 – Reeleito presidente do Sínodo Sul Fluminense

 

No Supremo Concílio da IPB

1994 – Fui eleito pelo Supremo Concílio membro da Junta de Educação Teológica.

1999 – Eleito para o conselho da Casa Editora Presbiteriana

2007 – Eleito membro do Conselho de Curadores da Fundação Educacional Presbiteriana.

2009 - Eleito pela CE/SC relator da comissão de desdobramento do Sínodo do Rio de Janeiro e organização do Sínodo da Guanabara.

Sempre gostei de fazer programas de rádio e hoje com a ajuda de irmãos e da Nova Igreja que estamos implantando mantemos um programa na cidade que vai ao ar pela rádio Nova Dimensão – 92,9 FM de segunda a sexta-feira de 9 horas até 9h55min. e cujo nome é Salmodia. O programa pode ser acessado pela internet através do Portal Nova Dimensão.

Pela graça de Deus é o que pudemos realizar dentro do reino de Deus.